O que é Fisioterapia Pélvica?
A fisioterapia pélvica é um assunto que está em alta, mas você sabe realmente por que ela é necessária? Basicamente, ela é uma especialidade da fisioterapia que visa prevenir e tratar problemas relacionados ao assoalho pélvico.
O assoalho pélvico é uma rede complexa e multifuncional de fibras musculares, fáscias, ligamentos e tecidos conjuntivos que se encontram na parte inferior da cavidade abdominopélvica. Ele é responsável por sustentar nossos órgãos, garantir a continência urinária e fecal, contribuir para a função sexual e, junto com nosso abdômen e coluna vertebral, proporcionar estabilidade.
No caso das mulheres, existem três regiões abertas no períneo: a uretra, de onde sai a urina, o canal vaginal, de onde sai o sangue menstrual e o bebê, e o ânus, de onde sai as vezes e eles ficam constantemente contra a gravidade.
A fisioterapia pélvica é frequentemente associada ao tratamento da perda de urina, mas ela abrange muitas outras disfunções e pode preveni-las. Ela também pode ajudar as gestantes a se sentirem bem durante toda a gestação e prepará-las para o parto, seja ele natural ou cesariana. Isso porque preparar o corpo para se adaptar sem dor durante a gravidez é fundamental para uma gestação saudável.
A cada semana de gestação, o corpo da mãe se ajusta, o períneo carrega o peso do bebê, a pelve se adapta para comportar o crescimento e o abdômen se alonga até o seu limite. Grávidas frequentemente sentem dores articulares, dores nas costas e no quadril, além de dor no pé da barriga. Trabalhar movimentos específicos com exercícios ajuda a diminuir ou cessar essas dores e manter a gestante saudável.
O períneo, um músculo íntimo que circunda o clitóris, uretra, canal vaginal e ânus, deve ser preparado para o nascimento do bebê. Trabalhar a massagem perineal é fundamental para diminuir os riscos de laceração perineal e episiotomia.
A fisioterapia pélvica também ensina a usar os músculos abdominais e a respiração, já que os músculos respiratórios, abdominais e pélvicos estão conectados e são fundamentais para uma gestação sem dor e para ajudar no processo do parto.
O objetivo da fisioterapia pélvica na saúde da mulher é de extrema importância, pois ajuda a manter as mulheres grávidas e não grávidas saudáveis e continentes. Isso evita constrangimentos, como a perda involuntária de urina. Além de ser a primeira linha de tratamento para quaisquer disfunções dessa região do corpo feminino.
Sou a Déborah, fisioterapeuta pélvica especialista em saúde da mulher, e posso ajudar você a ter uma gestação tranquila.
Crefito 285988-F